Núcleo de Arte Sacra
Núcleo DE ARTE SACRA E ENFERMARIA
Salas onde se expõem peças de arte sacra que na sua maioria pertenceram à Basílica e ao Convento. Inicialmente estas salas destinavam-se aos camaristas do rei (funcionários da alta nobreza). Parte deste espaço era dedicado à Enfermaria, salas de isolamento, a gabinetes médicos e espaços de apoio, como a cozinha, instalações sanitárias e outras.
COZINHA DA ENFERMARIA
Espaço destinado à confeção das refeições dos doentes e do pessoal de serviço médico.
Embora seja uma das cozinhas mais pequenas de todo o edifício, é a única visitável. Além desta cozinha, hoje guarnecida com um trem de cozinha em cobre, pertencente às antigas cozinhas reais, existiam outros espaços de confeção no Palácio, tais como, as cozinhas reais nos torreões norte e sul, as cozinhas conventuais (cozinha grande, cozinha dos assados, das aves, dos legumes, da pastelaria e privativa do rei), e ainda outras pequenas cozinhas e estufas, nas alas das infantas e dos infantes.
ENFERMARIA
Seguindo os melhores preceitos de higiene, este Hospital foi originalmente constituído por espaços destinados a doentes em isolamento, a doentes graves e a doentes em convalescença, e ainda por salas de pessoal médico e de “cirurgia”.
Nesta enfermaria os doentes eram assistidos por frades enfermeiros, pelo médico e pelo sangrador, existindo 16 compartimentos com camas voltadas para o altar, para que os doentes pudessem assistir à missa.