Procurar

Palácio

SALA DAS INVASÕES NAPOLEÓNICAS OU DAS BATALHAS

Esta sala, pelas pinturas expostas, evoca as Invasões Napoleónicas de que Portugal foi alvo entre 1807 e 1813, razão pela qual a Família Real portuguesa e a Corte se retiram para o Brasil, em finais de novembro de 1807.

Destacam-se quatro telas de Joaquim Gregório da Silva Rato, datadas de 1821, representando batalhas da Guerra Peninsular.

Também nesta sala se encontra uma credência que pertenceu ao mobiliário da nau que transportou a Família Real portuguesa, na ida e no retorno do Brasil (1807 e 1821). Este navio-chefe da armada, foi batizado por Nau “Nossa Senhora dos Mártires”, “Príncipe-regente D. João” e “D. João VI”, tendo realizado importantes expedições, entre as quais a de transportar a prometida mulher de príncipe D. Pedro (futuro rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil), a arquiduquesa Maria Leopoldina da Áustria, em 1817. A nau foi desmantelada em 1852 e parte do seu mobiliário, integrado nos palácios reais.

INFORMAÇÃO:

Devido às obras de conservação e restauro no âmbito do PRR, a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra estará temporariamente encerrada ao público a partir do dia 20 de agosto.

Estamos a trabalhar para dotar este ícone do património português e mundial de melhores condições de segurança e fruição. 

Considerando a redução do circuito de visita devido ao encerramento simultâneo da basílica e da biblioteca, o preço dos bilhetes de visita geral ao palácio serão reduzidos a 50%.